Concurso INSS

Concurso IBGE

Concurso FAB

Concurso IBAMA

Concurso MAPA

CORREIOS

Concurso PRF

Buscar

Concurso Prefeitura de São José (SC) APOSTILAS

1 de novembro de 2018

Concurso da Prefeitura de São José - APOSTILAS

A Prefeitura de São José, SC, torna público a abertura das inscrições ao concurso regido pelo edital n.º 010/2018/SME, para provimento de 54 vagas efetivas e para a formação de cadastro reserva, do Quadro de Servidores da Secretaria Municipal de Educação de São José, em Santa Catarina, conforme normas do presente Edital Nº 010/2018/SME.

As oportunidades do concurso Prefeitura de São José - SC é destinado cargos de Auxiliar de Sala e Supervisor Escolar do Quadro de Servidores Público, para cargos de nível superior. A remuneração pode chegar a R$ 2.864,17, além de diversos auxílios, tais como alimentação, vale-transporte e gratificação.

Apostilas da Prefeitura Municipal de São José-SC 2018
: cargo: SUPERVISOR ESCOLAR - AUXILIAR DE SALA. Conteúdo conforme edital concurso SME de São José SC.

São requisitos básicos para inscrição:

Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses;
Estar quite com as obrigações resultantes da legislação eleitoral e, quando do sexo masculino, estar quite também, com as obrigações do serviço militar;
Gozar de boa saúde, condição que será comprovada quando do processo de admissão por inspeção médica oficial;
Não ter sofrido, quando no exercício de cargo, função ou emprego público, demissão a bem do serviço público ou por justa causa, fato a ser comprovado, no ato de admissão, por meio da assinatura de regular termo de declaração;
Não ter antecedentes criminais, achando-se no pleno exercício de seus direitos civis e políticos;
Possuir a escolaridade exigida na forma deste edital e estar legalmente habilitado para o exercício do cargo;
Ter idade mínima de 18 anos.

São Atribuições dos cargos

Auxiliar de Sala
- Participar das atividades desenvolvidas pela professora de sala. Substituir o professor em sua ausência. Manter-se integrada com a professora e as crianças. Participar das reuniões organizadas pelo Centro de Educação Infantil, reuniões pedagógicas, de pais, administrativas e outras. Zelar pela guarda de materiais e equipamentos de trabalho. Auxiliar na elaboração e confecção de materiais didático-pedagógicos (jogos, brinquedos). Promover um ambiente de trabalho de respeito mútuo e cooperação.
- Atender a criança, respeitando o seu desenvolvimento físico, psíquico e emocional.
- Seguir as diretrizes da equipe pedagógica da unidade escolar e da Secretaria Municipal de Educação, buscando compreender a proposta da Educação Infantil em implantação na rede municipal de ensino municipal.
- Desenvolver outras atividades compatíveis com o cargo.

Supervisor Escolar
- Coordenar o processo de discussão, elaboração e avaliação do currículo da escola, intervindo com sua especificidade de mediador da ação docente, na qualificação do processo ensino-aprendizagem.
- Coordenar as ações que garantam a relação ensino-pesquisa, criando e estimulando oportunidades para a reflexão ação-reflexão, a observação e análise de problemas e soluções comuns, acompanhamento, leitura, debate, estudo e pesquisa sobre a prática pedagógica.
- Coordenar o processo de articulação das diferentes disciplinas do currículo, através da ênfase nos seus elos de conexão em cada série, interséries e interníveis.
- Coordenar, junto com a equipe escolar, o planejamento, desenvolvimento e avaliação de atividades que, em processo, recuperem as dificuldades apresentadas pelos alunos.
- Coordenar e organizar momentos coletivos para a análise e escolha do livro didático.
- Executar outras atividades compatíveis com o cargo.

DA INSCRIÇÃO 
A participação no Concurso Prefeitura de São José - SC, iniciar-se no período de 23 de outubro de 2018 a 22 de novembro de 2018, no endereço eletrônico http://concursosaojoseeduc.fepese.org.br e ou de forma presencial em um dos postos de atendimento da FEPESE - Fundação de Estudos e Pesquisa Socioeconômicos, Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), CEP.: 88040-970, Trindade, Florianópolis/SC, em dias úteis das 8h às 12h e das 13h às 17h ou no Centro de Referência, situado à Rua José Gonzaga Regina de Lima, n° 143, Kobrasol, CEP.: 88.102-250, São José/SC, em dias úteis das 8h às 18h.

A taxa de inscrição é de R$ 100,00.

DA PROVAS
O concurso público Prefeitura Municipal de São José constará de provas escritas e títulos.

Para participar da Prova de Títulos, o candidato deverá fazer o upload no site do concurso, ou enviar pelo correio ou entregar pessoalmente ou por procurador devidamente constituído, na sede da FEPESE ou no Posto de Atendimento no Município de São José, até o último dia de inscrição.

A prova escrita será realizada na data provável de 2 de dezembro de 2018, com a duração de 3h30 minutos, conforme o cronograma abaixo, em locais que serão divulgados. O gabarito provisório será divulgado a partir das 20h da data de sua aplicação.

Este concurso público terá validade de dois anos, a contar da data do ato de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de São José-SC.

Apostilas concurso Prefeitura de São José SC 2018: cargo: AUXILIAR DE SALA - SUPERVISOR ESCOLAR. Conteúdo conforme edital concurso SME de São José SC.

O resultado final do Concurso Público será divulgado, na data de 12 de dezembro de 2018, no endereço eletrônico http://concursosaojoseeduc.fepese.org.br/

CONTEÚDO DO PROGRAMAS DE PROVAS ESCRITAS

CONHECIMENTOS GERAIS - PARA TODOS OS CARGOS
Português Compreensão e interpretação de textos: ideia central e intenção comunicativa; estruturação e articulação frasal e textual, conteúdo e forma do texto; significado contextual de palavras e expressões; pressuposições e inferências; emprego de nexos e outros recursos coesivos. Semântica. Análise Morfológica e Sintática. 

Legislação e Conhecimentos Gerais sobre Educação. 
O Sistema Nacional de Ensino – LEI nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). Resolução CNE/CEB nº 04, de 13/072010 Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Política Nacional de Educação: pelo direito das crianças de zero a seis anos à educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 22/12/2017 – Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Proposta Curricular de São José. Interdisciplinaridade e transversalidade. Mídias, comunicação e tecnologias na educação. Educação Ambiental no âmbito da Escola Básica. Projeto Político Pedagógico: princípios e metodologias de planejamento, sistematização, execução, monitoramento e avaliação. Avaliação da aprendizagem no contexto das Políticas Educacionais de Educação Básica. A educação integral à luz das Políticas Públicas Educacionais de Educação Básica. Teorias da aprendizagem. Planejamento docente: dinâmica e processos. Currículo e didática: histórico, teorias e tendências atuais. Tendências e concepções pedagógicas da educação brasileira. A função social da escola pública contemporânea. Gestão democrática: implicações no âmbito do processo educacional. Educação das relações étnico-raciais e gênero no âmbito da Educação Básica. Princípios e diretrizes da Educação Inclusiva. 

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

AUXILIAR DE SALA 
Educação Infantil na perspectiva histórica; O papel social e a função da educação infantil; Educar e cuidar; A organização do tempo e do espaço na educação infantil; A documentação Pedagógica (planejamento, registro, avaliação). Princípios que fundamentam a prática na educação infantil: Pedagogia da infância, dimensões humanas; direitos da infância e relação creche família. As instituições de educação infantil como espaço de produção das culturas infantis. Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil. Política Nacional de Educação: pelo direito das crianças de 0 (zero) a 06 (seis) anos à educação. O papel do profissional da Educação Infantil. A brincadeira, as interações e as diferentes linguagens como eixos norteadores do trabalho educativo – pedagógico. Desenvolvimento infantil. Desenvolvimento e aprendizagem das crianças de 0 (zero) a 5 (anos). 

SUPERVISOR ESCOLAR A supervisão escolar no Brasil em perspectiva histórica e política. A docência e o processo ensino-aprendizagem como objetos da ação da Supervisão Escolar. O supervisor escolar e a formação de professores reflexivos na escola. O supervisor escolar e a ação integrada na instituição escolar. Avaliação da aprendizagem. Didática e trabalho pedagógico. Fundamentos de currículo. Perspectivas metodológicas. Planejamento e gestão educacional. Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem. A Função Social dos Especialistas em Assuntos Educacionais na sociedade Contemporânea; As funções sociais da escola pública contemporânea; A Avaliação no Processo de Apropriação do Conhecimento; O currículo; Os dois grandes eixos da educação infantil ‐ educar e cuidar; Princípios que fundamentam as práticas na educação infantil: pedagogia da infância, as diferentes dimensões humanas, direitos da infância. 

Os especialistas em educação e a prática pedagógica na Proposta Curricular de São José. A participação da Supervisão Escolar na construção do currículo escolar e no Projeto Político-Pedagógico. Projeto Político-Pedagógico. Teoria da Atividade e Atividade de Aprendizagem.

Posts Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário

Está com dividas? fale Conosco: contato@apostilasconcursosopcao.com.br