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Concurso Fundação Municipal Anne Sullivan - FUMAS {Edital e Inscrições}

29 de dezembro de 2018

Concurso FUMAS - Fundação Municipal Anne Sullivan {Edital e Inscrições}

A Fundação Municipal Anne Sullivan - FUMAS São Caetano do Sul, torna público a abertura de inscrições para o Concurso Público Edital nº 001/2018, com intuito de preencher as vagas disponíveis e formação de cadastro reserva no quadro de pessoal da FUMAS SP, para candidatos de níveis médio e superior.

Este concurso da FUMAS/SP (São Caetano do Sul) terá a organização da empresa Dédalus Concursos e será composta de provas objetivas de caráter classificatório e eliminatório, sendo que as provas irão relacionar conhecimentos básicos e específicos exigidos para o provimento do emprego público do quadro de pessoal da Fundação Municipal Anne Sullivan, no município de São Caetano do Sul - SP.

Dos empregos públicos, vagas, remuneração e jornada semanal de trabalho.


As oportunidades são para as funções de Auxiliar Educacional, Instrutor (a), Assistente Social e Fonoaudiólogo (a).

Os vencimentos variam de R$ 12,09 por hora/aula a R$ R$ 1.729,01 para 33 horas/aula. Os cargos são destinados a candidatos que possuam níveis médio e superior de escolaridade.

Conforme disposição legal, a contratação será regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), com fundamentação legal no artigo 37, inciso II, da Constituição Federal tendo em vista as disposições contidas na Lei Orgânica do Município, Leis Municipais e demais legislações pertinentes, de acordo com as seguintes disposições deste Edital.

Apostilas FUMAS de São Caetano do Sul 2018/2019, cargo INSTRUTOR (A) -- AUXILIAR EDUCACIONAL - concurso da Fundação Municipal Anne Sullivan (SP).


Inscrições concurso FUMAS São Caetano do Sul


As inscrições poderão ser realizadas até 13 de janeiro de 2019 através do site da banca organizadora no endereço eletrônico www.dedalusconcursos.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 44,50 para candidatos a cargos de nível médio e R$ 60,50 candidatos nível superior.

Provas concurso FUMAS São Caetano do Sul


Os candidatos serão submetidos a provas objetivas de caráter classificatório e eliminatório. As provas ocorrerão no município de São Caetano do Sul na data prevista de 03 de fevereiro de 2019. No dia 04 de fevereiro de 2019 o edital de divulgação do gabarito preliminar da Prova Objetiva será publicado no site da organizadora.

A validade do concurso será de 02 anos, podendo ser prorrogado por igual período, a contar da data de homologação do certame ou forem, eventualmente, criadas por lei, durante o período de validade do concurso.

Confira o edital aqui no link: https://cdn.gestoreditais.com.br/edital/82/1987/6ee2c4ea4762361b0e77b192a495e51c.pdf

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONCURSO PÚBLICO FUNDAÇÃO MUNICIPAL ANNE SULLIVAN - FUMAS / SP


PORTUGUÊS - ENSINO MÉDIO COMPLETO - Compreensão e interpretação de frases, palavras ou textos; encontros vocálicos e consonantais; ortografia; acentuação gráfica; sinais de pontuação: ponto, ponto de exclamação, ponto de interrogação, dois pontos, travessão, vírgula, etc.; emprego das classes de palavras; análise sintática; sinônimos e antônimos; Concordância verbal: identificação dos tempos e modos verbais, correspondência de formas verbais, conjugação verbal, flexão de verbos; Concordância Nominal; regência nominal e verbal, crase; colocação pronominal; classificação dos termos da oração; período composto por coordenação; período composto por subordinação; Figura de Linguagem; Morfologia; Uso da crase; Uso do por que; Objeto direto e Indireto.

PORTUGUÊS - ENSINO SUPERIOR COMPLETO - A Comunicação: linguagem, texto e discurso; o texto, contexto e a construção dos sentidos; Coesão e coerência textuais; Intertextualidade e polifonia; A Língua: norma culta e variedades linguísticas; dialetos e registros, gíria; Língua padrão: ortografia, acentuação e pontuação; Semântica: denotação e conotação; figuras de linguagem; sinonímia, antonímia, homonímia, parônima; polissemia e ambiguidade; Morfologia: estrutura e processos de formação de palavras; classes de palavras: flexões, emprego e valores semânticos, com ênfase em verbos, pronomes, conjunções e preposições; Sintaxe: Termos e Orações coordenadas e subordinadas; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal; crase; sintaxe de colocação. Sentido denotativo e conotativo (figurado). Vícios de linguagem.

MATEMÁTICA – NÍVEL MÉDIO COMPLETO - Estruturas lógicas, lógica da argumentação, Diagramas lógicos. Números inteiros: operações e propriedades. Números racionais, representação fracionária e decimal: operações e propriedades. Razão e proporção. Porcentagem. Regra de três simples. Equação de 1° grau. Sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Raciocínio lógico. Resolução de situações problema. Estudo do triângulo retângulo; relações métricas no triângulo retângulo; semelhança de triângulos; relações trigonométricas (seno, cosseno e tangente); Teorema de Pitágoras; Ângulos; Geometria - Área, Volume e Perímetro; Sugestão Bibliográfica Livros e apostilas inerentes a área.

MATEMÁTICA – NÍVEL SUPERIOR COMPLETO - Estruturas lógicas, lógica da argumentação, Diagramas lógicos. Números relativos inteiros e fracionários, operações e suas propriedades (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação); Múltiplos e divisores, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum; Frações ordinárias e decimais, números decimais, propriedades e operações; Expressões numéricas; Equações do 1° e 2° graus; Sistemas de equações do 1° e 2° graus; Funções do 1º e 2º grau; Estudo do triângulo retângulo; relações métricas no triângulo retângulo; semelhança de triângulos; relações trigonométricas (seno, cosseno e tangente); Teorema de Pitágoras; Ângulos; Geometria – Área, Volume e Perímetro; Sistema de medidas de tempo, sistema métrico decimal; Números e grandezas proporcionais, razões e proporções; Regra de três simples e composta; Porcentagem; Juros simples - juros, capital, tempo, taxas e montante; Média Aritmética simples e ponderada; Conjunto de Números Reais e Conjunto de Números Racionais; Números Primos. Problemas envolvendo os itens do programa proposto.

CONHECIMENTO GERAIS – COMUM PARA TODOS OS EMPREGOS PÚBLICOS Conhecimentos de assuntos relevantes de diversas áreas, tais como: atualidades, Brasil, Exterior, política, economia, esporte, turismo, sociedade, cotidiano, saúde, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, segurança, artes e literatura e suas vinculações. História e geografia do Município, Estado e do Brasil.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONCURSO PÚBLICO FUNDAÇÃO MUNICIPAL ANNE SULLIVAN - FUMAS / SP

ASSISTENTE SOCIAL - Código de Ética Profissional. Parâmetros para atuação de Assistentes Sociais nas Políticas de Saúde. Análise de conjuntura. Serviço Social: conhecimentos gerais da profissão. Serviço Social e formação profissional. Metodologia do Serviço Social. Desafios do Serviço Social na contemporaneidade. Atuação do Serviço Social na administração de políticas sociais. Planejamento Estratégico e Planejamento Participativo. Serviço Social e interdisciplinaridade. Fenômeno grupal. O projeto ético-político profissional do Serviço Social. Serviço Social e a Política de Saúde Mental. Sistema Único da Assistência Social. Estatuto da Criança e do adolescente (Lei n.º 8.069/90). Lei Orgânica da Assistência Social (Lei nº. 8.742/93). Lei nº. 8.842/94 que fixa a Política Nacional do Idoso. Lei Maria da Penha – Lei nº 11.340/06. Reforma Psiquiátrica. Política Nacional de Saúde Mental - Lei Paulo Delgado – Lei nº 10.216/01. Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) - Portaria Nº 3.088/11. Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) – Portaria GM/MS nº 2.488/11. Política Nacional de Humanização (PNH) Ações de promoção, proteção e recuperação da saúde. Vigilância à Saúde. Doenças de Notificação Compulsória. Processo saúde-doença. LEGISLAÇÃO: ECA - Lei nº 8.069 de 13.7.1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente. Declaração de Salamanca – 1994. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva - 2008 DECRETO nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999. LEI nº 10.436, de 24 de abril de 2002 - Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Portaria MEC nº 2678, de 24 de setembro de 2002 - Aprova o projeto da Grafia Braille para a Língua Portuguesa e recomenda o seu uso em todo o território nacional. DECRETO nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005 - Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000. LEI Nº 12.764, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2012 - Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3º do art. 98 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.

AUXILIAR EDUCACIONAL A organização do tempo e do espaço no ambiente escolar. Métodos de realização dos cuidados essenciais para pessoas com necessidades especiais: alimentação, higiene e proteção. Jogos e brincadeiras da educação especial. Princípios que fundamentam as práticas na educação especial. Tipologias das necessidades educacionais especiais. Teorias educacionais da educação especial. LEGISLAÇÃO: ECA - Lei nº 8.069 de 13.7.1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente. Declaração de Salamanca – 1994. Lei nº 9.394/96 - Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva - 2008 DECRETO nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999. LEI nº 10.436, de 24 de abril de 2002 - Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Portaria MEC nº 2678, de 24 de setembro de 2002 - Aprova o projeto da Grafia Braille para a Língua Portuguesa e recomenda o seu uso em todo o território nacional. DECRETO nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005 - Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000. LEI Nº 12.764, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2012 - Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3º do art. 98 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.

INSTRUTOR(A) Noções de Prevenção de acidentes, organização e disciplina geral. Noções de primeiros socorros. Cuidados a serem tomados com a integridade física das crianças e dos adolescentes com necessidades especiais. Regras de comunicação e interação. Disciplina e vigilância de aluno portadores de necessidades especiais. Hierarquia no ambiente escolar. Cotidiano escolar. LEGISLAÇÃO: ECA - Lei nº 8.069 de 13.7.1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente. Declaração de Salamanca – 1994. Lei nº 9.394/96 - Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva - 2008 DECRETO nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999. LEI nº 10.436, de 24 de abril de 2002 - Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Portaria MEC nº 2678, de 24 de setembro de 2002 - Aprova o projeto da Grafia Braille para a Língua Portuguesa e recomenda o seu uso em todo o território nacional. DECRETO nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005 - Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000. LEI Nº 12.764, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2012 - Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3º do art. 98 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.

FONOAUDIÓLOGO: (A) Voz: anatomia e fisiologia laríngea. Avaliação e tratamento das disfonias. Avaliação e tratamento fonoaudiológico de crianças, adolescentes e adultos. Motricidade orofacial: anatomia e fisiologia do sistema estomatognático. Avaliação e tratamento dos distúrbios da motricidade orofacial. Avaliação e tratamento dos distúrbios da fala — desvios fonético e fonológico Fonoaudiologia e a educação especial- O trabalho do Fonoaudiólogo no ambiente de ensino. Audiologia: anatomia e fisiologia da audição. Prótese auditiva e reabilitação do deficiente auditivo. Otoneurologia. Potenciais evocados auditivos. Código de ética da fonoaudiologia. . Linguagem: desenvolvimento cognitivo. Bases neurológicas do desenvolvimento da linguagem e da aprendizagem. Alterações do desenvolvimento de linguagem — princípios, avaliação e tratamento. Avaliação e tratamento dos distúrbios da linguagem oral e escrita. LEGISLAÇÃO: ECA - Lei nº 8.069 de 13.7.1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente. Declaração de Salamanca – 1994. Lei nº 9.394/96 - Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva - 2008 DECRETO nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999. LEI nº 10.436, de 24 de abril de 2002 - Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Portaria MEC nº 2678, de 24 de setembro de 2002 - Aprova o projeto da Grafia Braille para a Língua Portuguesa e recomenda o seu uso em todo o território nacional. DECRETO nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005 - Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000. LEI Nº 12.764, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2012 - Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3º do art. 98 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.

Apostilas da FUMAS SP 2018/2019, cargo AUXILIAR EDUCACIONAL -- INSTRUTOR (A)

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