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Concurso público Prefeitura de Taubaté - SP: APOSTILAS 2019

2 de fevereiro de 2019

concurso de Taubaté - SP 2019, oferece vagas nove vagas para profissionais de níveis médio e superior. Os ganhos serão de até R$ 6.382,77, mais benefícios.


Edital concurso de Taubaté - 2019

A Prefeitura de Taubaté, estado de São Paulo, lançou Edital do Concurso Público nº 001/2019, visando preencher 09 (nove) vagas, para o preenchimento de Cargos de níveis médio e superior, especificadas no Item 1.1 deste Edital nº 001/2019.

O concurso Prefeitura de Taubaté - SP vai selecionar candidatos para o preenchimento de Cargos públicos, com salários de até R$ 6.382,77, mais 40% de ANU1, em jornadas de 20 a 40 horas por semana.

A Prefeitura Municipal de Taubaté estima convocar, durante o prazo de vigência do concurso público, a quantidade de candidatos discriminada na Coluna “Vagas” do quadro constante do item 1.1 deste Edital.

Apostilas para a Prefeitura de Taubaté SP - Concurso público 2019, cargos Fiscal de Posturas --Fiscal do Meio Ambiente -- Agente de Trânsito -- Guarda Municipal e Auxiliar Escolar


O concurso de Taubaté - SP 2019, oferece vagas para Assessor Técnico de Análises e Controle de Custos, Assessor Técnico de Controladoria, Controlador Chefe, Médico, Assessor Técnico de Corregedoria, Auditor Chefe, Auditor Fiscal de Tributos Municipais, Médico Especialista- Reumatologia e Técnico em Enfermagem.

REQUISITOS PARA INVESTIDURA NOS CARGOS:


São condições para ingresso no serviço público:
  • 3.1.1 - Ser brasileiro ou gozar das prerrogativas do Decreto Federal 
  • 70.436/72. 3.2 - São requisitos para n o m e a ç ã o: 
  • 3.2.1 - Ser aprovado neste Concurso Público; 
  • 3.2.2 - Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos e máximo de 74 (setenta e quatro) anos; 
  • 3.2.3 - Ter aptidões físicas e mentais para o exercício das atribuições do cargo mediante confirmação de exame médico admissional; 
  • 3.2.4 - Estar quite com o Serviço Militar, se, do sexo masculino; 
  • 3.2.5 - Estar no gozo dos direitos civis e políticos; 
  • 3.2.6 - Atender as condições, escolaridade e requisitos prescritos para o cargo; 
  • 3.2.7 - Não ter sido demitido por ato de improbidade ou exonerado “a bem do serviço público”, mediante decisão transitada em julgado em qualquer esfera governamental; 
  • 3.2.8 - Não possuir vínculo com qualquer órgão ou entidade da Administração Pública que impossibilite acumulação de cargos, empregos e funções ressalvados os casos contidos nas alíneas “a”, “b” e “c”, inc. XVI, do art. 37, da Constituição Federal, inclusive no que concerne à compatibilidade de horários. 
  • 3.2.9 - Não ser aposentado por invalidez ou ter aposentadoria especial para o mesmo cargo, e nem estar em idade de aposentadoria compulsória. 
  • 3.3 - Os requisitos citados acima, assim como os dispostos no Item 1.1 deste Edital são essenciais para provimento do cargo, devendo o candidato na ocasião da convocação, apresentar os documentos exigidos na Área de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Taubaté - SP. No caso do não cumprimento das referidas exigências, o candidato perderá o direito à vaga.

Da Inscrição

Apenas via internet, por meio do endereço eletrônico www.institutoexcelenciapr.com.br, serão realizadas as inscrições a partir do dia 04 de fevereiro até o dia 06 de março de 2019. Haverá uma taxa no valor de R$ 15,65, devendo ser paga até o dia 07 de março de 2019.

O candidato que necessite solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição, para se submeter às provas e demais etapas, previstas neste Edital, no período de 01/02/2019 a 08/02/2019 deverá enviar via correio por sedex ou carta registrada para Excelência Seleções & Concursos Públicos , Rua Arapongas, 60, Zona 08, Maringá-PR , Cep-87.050-420 , o anexo V, devidamente preenchido juntamente com os documentos que justifiquem a solicitação.

A validade do concurso será de dois anos, e o resultado final será publicado no site da organizadora e no Diário Oficial do Município.

Provas

O concurso Prefeitura de Taubaté 2019 compreenderá de aplicação de Prova Escrita Objetiva, de caráter classificatório e eliminatório, que serão realizadas provavelmente no dia 24 de março de 2019, na cidade de Taubaté - SP.

Os locais serão divulgados até 03 dias antes da data de realização da Prova Objetiva, no site www.institutoexcelenciapr.com.br.

Todas as informações referentes à realização do Concurso Público serão fornecidas pela empresa Excelência Seleções Ltda - ME.

Prepare-se: Apostilas - Prefeitura de Taubaté 2019, cargos Fiscal de Posturas -- Fiscal do Meio Ambiente -- Agente de Trânsito -- Guarda Municipal e Auxiliar Escolar

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

LÍNGUA PORTUGUESA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS - ENSINO SUPERIOR:

1.Leitura e interpretação de textos literários e não literários –descrição, narração, dissertação, etc. 2.Figuras de linguagem. 3. Fonética: Encontros vocálicos–ditongo, tritongo, hiato. Encontros consonantais. Dígrafos. 4.Classificação das palavras quanto ao número de sílabas -monossílabas, dissílabas, trissílabas, polissílabas. Divisão silábica. Sílaba tônica. 5.Classificação das palavras quanto ao acento tônico -oxítonas, paroxítonas, proparoxítonas. Ortoépia. Prosódia. 6.Ortografia. Acentuação Gráfica. Crase. Notações léxicas. 7.Morfologia: Estrutura das palavras –raiz, radical, palavras primitivas e derivadas, palavras simples e compostas. 8.Formação das palavras –derivação, composição, redução, hibridismos. 9.Sufixos. Prefixos. Radicais. 10.Classificação e flexão das palavras -substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção, interjeição, etc. 11.Semântica: Significação das palavras –sinônimos e antônimos. 12.Análise sintática -frase, oração e período. Termos Essenciais da Oração -sujeito, predicado. 13.Termos integrantes e acessórios da oração -objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, agente da passiva, adjunto adnominal, adjunto adverbial, aposto, vocativo, etc. 14.Classificação das orações: principal, coordenadas, subordinadas, reduzidas, etc. 15.Sinais de Pontuação –emprego da vírgula, ponto -e-vírgula, dois-pontos, ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação, reticências, parênteses, travessão, aspas, colchetes, asterisco, parágrafo. 16.Sintaxe de concordância –nominal e verbal. Regência nominal e verbal. 17.Modos e tempos verbais, infinitivo, gerúndio e particípio.

MATEMÁTICA –ENSINO SUPERIOR 

1. Números Naturais e sistemas de numeração decimal. 2. Números racionais. 3. Operações com números naturais. 4. Adição, subtração, multiplicação e divisão. 5. Espaço e forma, grandezas e medidas. 6. Expressões numéricas, múltiplo. 7. Resolução de problemas, sistema de numeração decimal. 8. Raízes. 9. Proporcionalidade entre seguimentos. 10. Semelhança de figuras. 11. Formas geométricas. 12. Medidas de comprimento. 13. Ângulos e retas. 14. Números primos. 15. Medidas de tempo. 16. Polígonos. 17. Frações. 18. Triângulos e quadriláteros, medidas de capacidade. 19. Porcentagem. 20. Medidas de superfície. 21. Gráficos e tabelas. 22. Simetria e medidas de massa. 23. Álgebra. 24. Trigonometria, geometria, geometria analítica 25. Equações de primeiro e segundo grau. 26. Noções de estatística.

CONHECIMENTOS ESPECIFICOS 

ASSESSSOR TÉCNICO DE ANÁLISES E CONTROLE DE CUSTOS 

1. Introdução a Contabilidade Pública. 2. Aspectos Gerais sobre Orçamento Público. 3. Aspectos Gerais sobre a execução orçamentária e financeira. 4. Estrutura e Análise das Demonstrações Contábeis. 2. Princípios Fundamentais de Contabilidade: Conceitos e Tipos. 3.Objetivos da Contabilidade. 4. Finalidades da Contabilidade. 5. Relatórios Gerenciais: Periodicidade, Comparações Orçado/Fixado x Realizado/Executado, Consolidação Periódica, Fonte Única ou Banco de Dados. 6. Patrimônio: Bens, direitos e Obrigações: Conteúdos, Classificações e Critérios de Avaliação. 7. Patrimônio Líquido: Conceito, Estrutura e Importância. 8. Variações Patrimoniais: Conceito e Classificação. 9. Gestão: Conceito: Aspectos Econômicos e Financeiros. Despesas, Receitas, Resultados e Custos. 10.Período Administrativo e Exercício Financeiro. 11.Regimes de Caixa e Competência. 12.Teoria da Escrituração: Conceitos e Finalidades. 13. A Conta: Conceito, Estrutura, Classificação. 14. Método de Escrituração: Partidas Dobradas, Princípios. 15. Plano de Contas: Estrutura do Plano de Contas. 16.Livros de Escrituração. 17.Registro de Operações. Depreciações, Amortizações e Provisões. Balancete de Verificação. Encerramento do Exercício. Determinação e Destinação do Crédito. 18. Inventário: Conceito e Finalidades. Principais. Classificação do Inventário. Avaliação e Reavaliação dos Bens e demais Elementos do Patrimônio. 19.Orçamento: Conceito e Importância. Período Orçamentário. 20. Contabilidade Pública: Necessidades e serviços públicos 21. Controle interno e Controle externo da Administração Pública. 22. Controle da contabilidade e auditoria. Organismo Financeiro. Patrimônio Público. Conceituação. 23. Estudo qualitativo do patrimônio, substância e contra -substância. 24. Patrimônio financeiro e patrimônio permanente. Bens públicos. Dívida pública. 25.Regimes contábeis. Gestão financeira. Equilíbrio anual e equilíbrio cíclico. 26.Receita orçamentária e extra orçamentária. Despesa orçamentária e despesa extra orçamentária. Classificação da receita e da despesa.

ASSESSOR TÉCNICO DE CONTROLADORIA 

1.Orçamento Público: elaboração, acompanhamento e fiscalização. 2.Créditos adicionais, especiais, extraordinários, ilimitados e suplementares. 3.Plano Plurianual. Lei de Diretrizes Orçamentárias. Lei Orçamentária Anual elaboração, acompanhamento e aprovação. 4. Métodos, técnicas e instrumentos do Orçamento Público. 5. Receita pública: categorias, fontes, estágios; dívida ativa. 6. Despesa pública: categorias, estágios; Suprimento de fundos; Restos a Pagar; Despesas de exercícios anteriores. 7. Supervisão ministerial e controle interno. 8. Responsabilidades dos dirigentes e demais usuários de recursos públicos. Julgamento e penalidades aos responsáveis pelos recursos públicos. 9. Tomadas e prestações de contas. 10.Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/00). 11.Sistemas de Controle na Administração Pública Brasileira (arts. 70 a 74 da Constituição Federal). 12.Controle Interno e Externo. 13.Tribunais de Contas: funções, natureza jurídica e eficácia das decisões. 14.Administração Pública: do modelo racional-legal ao paradigma pósburocrático. 15.O Estado oligárquico e patrimonial, o Estado autoritário e burocrático, o Estado do bem estar, o Estado regulador. 16. Empreendedorismo governamental e novas lideranças no setor público. Processos participativos de gestão pública: conselhos de gestão, orçamento participativo, parceria entre governo e sociedade. 17.Transparência da Administração Pública. 18.Controle social e cidadania. 19. Regime Jurídico Administrativo. 20. Princípios da Administração Pública. Administração Direta e Indireta. Atos administrativos. Poderes da Administração.

ASSESSOR TÉCNICO DE CORREGEDORIA 

1. Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro . 2.Administração Pública Direta: espécies de órgãos públicos. Administração Pública Indireta: autarquias, fundações públicas, sociedades de economia mista e empresas públicas. 3.Concessionárias e permissionárias. 4. Agências Executivas e Reguladoras. 5. Princípios que regem a Administração Pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência, interesse público, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, dignidade da pessoa humana, boa-fé, igualdade, continuidade do serviço público e segurança jurídica. 6. Atos Administrativos: noção, atributos, elementos, classificação, perfeição, eficácia e validade 7. Controle judicial dos atos administrativos. Processo Administrativo. 8.Agentes públicos e a improbidade administrativa. 9. Lei n.º 8.429/92. 10. Direitos e Garantias Fundamentais: Constituição da República, artigos 5º a 17. Organização do Estado: Constituição da República, artigos 18 a 31. 11. Processo Legislativo Federal. A Constituição como referência para a atividade legislativa. 12.Controle preventivo de constitucionalidade 13.. Direito Eleitoral e Partidário. Princípios do Direito Eleitoral. Direitos Políticos. Partidos Políticos. Sistemas Eleitorais. Inelegibilidades. Crimes eleitorais. 14. Direito Municipal. Municipalismo. Criação e extinção dos Municípios. Autonomia municipal. 15. Câmara Municipal: composição, atribuições, subsídios, incompatibilidades, responsabilidades. 16.Fiscalização do Município. 17. Súmulas do Supremo Tribunal Federal e Súmulas do Superior Tribunal de Justiça sobre Direito Administrativo e Constitucional. 18. Redação Oficial. Manual de Redação da Presidência da República. 19. Legislação Tributária/Fiscal. 20. Regulamento de Imposto de Renda – Pessoa jurídica.

AUDITOR CHEFE 

1. Modelos teóricos de Administração Pública: patrimonialista, burocrático e gerencial. 2. Experiências de reformas administrativas. 3. O processo de modernização da Administração Pública. 4. Evolução dos modelos/paradigmas de gestão: a nova gestão pública. 5. Governabilidade, governança e accountability. 6. Governo eletrônico e transparência. 7. Qualidade na Administração Pública. 8. Novas tecnologias gerenciais e organizacionais e sua aplicação na Administração Pública. 9. Gestão Pública empreendedora. 10. Ética no exercício da função pública. 11. Orçamento público e os parâmetros da política fiscal. 12. Ciclo orçamentário. 13. Orçamento e gestão das organizações do setor público; características básicas de sistemas orçamentários modernos: estrutura programática, econômica e organizacional para alocação de recursos (classificações orçamentárias); mensuração de desempenho e controle orçamentário. 14. Formas e Tipos: contábil, operacional, de gestão, financeira, patrimonial e de desempenho. 15.Auditoria no Setor Público Federal: Sistemas de Controle Interno e Externo. Normas Brasileiras para o Exercício da Auditoria Interna. 16.Normas Relativas à Pessoa do Auditor (independência, conhecimento técnico e capacidade profissional). 17. Normas Relativas à Execução do Trabalho e à Opinião do Auditor. 18. Objetivos Técnicas e Procedimentos de Auditoria: planejamento dos trabalhos, programa de auditoria, papéis de trabalho, testes de auditoria, amostragem e estatística em auditoria, eventos ou transações subsequentes, revisão analítica, entrevista, conferência de cálculos, confirmação, observação e procedimentos de auditoria em áreas específicas das demonstrações contábeis. 19. Relatórios e Certificados de Auditoria.

AUDITOR FISCAL DE TRIBUTOS MUNICIPAIS. 

1.Poderes administrativos. Atos administrativos. Contratos administrativos. 2. Controle da administração. Regime jurídico administrativo. Processo administrativo. 3. Bens públicos. Controle da administração pública. Improbidade administrativa. 4.Desenvolvimento do plano de auditoria: Estratégia de Auditoria, , Risco de auditoria. Procedimentos de auditoria: Inspeção, Observação, Investigação, Confirmação, Cálculo, Procedimentos analíticos . 5. Princípios gerais da administração pública. - Servidores públicos. 6. Fiscalização contábil, financeira e orçamentária. 7. Poder Executivo: atribuições e responsabilidades; Estrutura e funções; Crimes de responsabilidade. 8. Finanças Públicas; Normas gerais; Orçamento Público. 9. Direitos e garantias fundamentais; Noções de Direito Administrativo. 10. Organização administrativa: administração direta e indireta, autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista e entidades paraestatais.

CONTROLADOR CHEFE 

1.Controle Interno: finalidades, atividades e competências. 2.A fiscalização contábil, financeira e orçamentária. 3.Sistema de Controle Interno; Controle Externo; Dos Limites Constitucionais para Repasses ao Poder Legislativo Municipal. 4.Contabilidade Pública: princípios, conceito, objetivo e regime. 5.Receita e despesa pública: conceito, classificação econômica e estágios. 6.Receitas e Despesas Orçamentárias e Extra Orçamentárias. 7.Plano de Contas Aplicado ao Setor Público: conceito, estruturas e contas do ativo, passivo, resultado e compensação. 8.Balanço financeiro, orçamentário, patrimonial e demonstração das variações patrimoniais. 9.Relatório Resumido da Execução Orçamentária e Relatório de Gestão Fiscal. Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público. 10.Demonstrações Contábeis: balanço orçamentário, balanço patrimonial, demonstração das variações patrimoniais; 11.Poderes e Deveres da Administração Pública; Ato Administrativo; Contratos Administrativos; 12.Licitação: conceito, finalidades, modalidades, dispensa e inexigibilidade.

MÉDICO (20 HORAS) 

1. Doenças dermatológicas: Micoses superficiais mais comuns e onicomicoses. Infecções bacterianas e Erisipela. Escabiose. Pediculose. Eczema. Dermatite de contato. Urticária. 2.Doenças cardiovasculares: Doença reumática. Insuficiência arterial periférica. Tromboses venosas. Epidemiologia, fisiopatologia, diagnóstico, clínica, tratamento e prevenção das doenças cardiovasculares: Hipertensão arterial sistêmica, Insuficiência coronariana, Insuficiência cardíaca congestiva. 3. Doenças Respiratórias: Bronquite aguda e crônica. Asma. Doença pulmonar obstrutiva crônica. Pneumonia. Tuberculose. Neoplasias. Insuficiência Respiratória Aguda. Tromboembolismo Pulmonar. 4.Doenças otorrinolaringológicas: Rinite. Sinusite. Otite. Amigdalite. Doenças gastrointestinais: Gastrite. Úlcera péptica. Colecistopatias. Diarreia aguda e crônica. Hepatites. Parasitoses intestinais. Tumores de cólon. Doenças renais: Insuficiência renal aguda e crônica. Glomerulonefrites. Nefrolitíase. Infecções urinárias. 5. Doenças metabólicas e endocrinológicas: Desnutrição. Diabetes mellitus. Doenças da Tireoide. Obesidade. Doenças hematológicas: Anemias hipocrômicas, macrocíticas e hemolíticas. Leucopenia. Púrpuras. Distúrbios de coagulação. Leucemias e linfomas. Doenças reumáticas: Osteoartrose. Doença reumatoide juvenil. Gota. Lupus eritematoso sistêmico. Artrite infecciosa. 6. Doenças neurológicas: Cefaleias. Epilepsia. Acidente vascular cerebral. Meningites. Neuropatias periféricas. 7. Doenças psiquiátricas: Alcoolismo. Pânico. Depressão. Surtos Psicóticos. 8. Doenças infecciosas e transmissíveis: Hanseníase. Doenças sexualmente transmissíveis. AIDS. Leishmaniose. Leptospirose. Doença meningocócica. Viroses. Dengue, Tuberculose e Hanseníase; 9. Interpretação de exames complementares de apoio diagnóstico na atividade clínica diária. 10. Orientação dos distúrbios psicológicos mais comuns na prática ambulatorial. 11. Doenças sexualmente transmissíveis, AIDS, doença de Chagas, esquistossomose, leishmaniose, lepstopirose, malária, tracoma, estreptococcias, estafilococcias, doença meningocócica, infecções por anaeróbicos, toxoplasmose, viroses. 12. Doenças imunológicas: doença do soro, edema angioneurótico, urticária, anafiloxia. 13. Doenças ginecológicas: doença inflamatória pélvica, câncer ginecológico, leucorreias, câncer de mama, intercorrências no ciclo gravídico 14. Doenças de notificação compulsória: quadro clínico, sintomas, tratamento. 15. O Conselho de Saúde. 16. A Noção de Processo Saúde- Doença e os Principais Modelos de Causalidade (História Natural das Doenças e novas Concepções). 17. Práticas de Saúde: Reformas na Clínica, Trabalho em Equipe, Integralidade no Cuidado. 18. Anamnese do paciente. 19. Ética médica.

MÉDICO ESPECIALISTA – REUMATOLOGIA

 1. Semiologia do aparelho locomotor. 2. Anatomia, fisiologia e semiologia osteoarticular. 3. Conhecimentos básicos dos diferentes mecanismos patológicos. 4. Métodos de imagem e as suas principais características. 5. Laboratório em reumatologia. 6. Traumas. 7. Doenças metabólicas e cristais - incluindo imagem e patologia. 8. Doenças da coluna. 9. Doenças ortopédicas da infância. 10. Dor e reumatismos de partes moles. 11. Reabilitação. 12. Osteoartrite. 13. Doenças reumáticas na infância. 14. Artrite reumatóide e espondiloartropatias. 15. Infecções do aparelho locomotor. 16. Doenças autoimunes. 17.Tumores ósseos. 18. Imunopatologia das doenças reumatológicas inflamatórias. 19. Doenças inflamatórias sistêmicas: artrite reumatoide. espondiloartrites, doenças do tecido conjuntivo, vasculites. 20. Fibromialgia e reumatismos de partes moles. 21. Osteoporose.

TÉCNICO DE ENFERMAGEM

Conhecimentos Específicos: Ambiente hospitalar. Organização e funcionamento do hospital. Serviço de enfermagem. Organização e funcionamento da unidade de enfermagem ou unidade de internação. Anotações de enfermagem: Terminologia hospitalar. Infecção hospitalar. O paciente hospitalizado. Noções gerais. Sinais vitais. Posições para exames. Assistência de enfermagem ao exame físico. Técnica de coleta de espécime para exames complementares. Urina tipo I, EAS rotina e uranálise. Fezes. Escarro. Sangue. Lavado gástrico. Preparo da unidade do paciente. Atendimento das necessidades básicas do paciente. Medidas para o conforto do paciente. Mobilização. Movimentação e transporte do paciente acamado. Higiene corporal. Controle hídrico do paciente. Administração de medicamentos. Tratamentos diversos: Aplicações quentes e frias. Cateterismo vesical. Lavagem intestinal (enteróclise). Lavagem gástrica. Assistência de enfermagem aos pacientes portadores de feridas. Feridas. Classificação das feridas. Tipos de cicatrização. Fatores que afetam a cicatrização normal. Curativo. Retirada de pontos. Bandagem. Ética profissional. Anatomia. Fisiologia. Hipertensão arterial. Gravidez. Assistência pré-natal. Doenças sexualmente transmissíveis. Assistência de enfermagem ao recém-nascido A criança e algumas necessidades. Manutenção das condições vitais. Saúde pública: políticas de saúde e saúde coletiva. Enfermagem em saúde pública e programas em saúde pública. Programa Saúde da Família (PSF). Doenças infecciosas e parasitárias. Vacinas. Ética Profissional.

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